Metodologia de Trabalho

O CDES Direitos Humanos desenvolve as suas ações partindo do princípio de que a garantia dos direitos humanos se dá através de processos sociais de luta, e neste sentido toma como estratégica a instrumentalização da luta das populações vulneráveis, fornecendo ferramentas e os recursos e apoio necessário para que elas possam defender seus direitos. Trabalhamos para empoderar as pessoas, capacitando-as para serem agentes de mudança em suas próprias vidas e comunidade.

Somos profissionais das áreas jurídica, urbana, social, geográfica e da comunicação social. Trabalhamos com uma visão estratégica dos direitos humanos na perspectiva da sua materialidade. Utilizamos uma variedade de ferramentas para provocar atores políticos e sociais a agirem em defesa dos direitos e contra todas as formas de violações aos direitos humanos.

Pesquisa Militante

A Pesquisa Militante, aplicada ou militante orienta o trabalho. Trata-se de uma ferramenta que tem por objetivo mapeamentos, diagnósticos, mensuração, interpretação e análise de dados. A produção do conhecimento também é uma arena em disputa e neste contexto a pesquisa militante surge como uma técnica importante de produção do conhecimento para ações que visam a garantia de direitos.

Foto:
Missão do Tribunal Internacional de Despejos – AIH Salvador / BA
Acervo CDES

Formação

A Formação é parte do caminho para a autonomia. O CDES parte do pressuposto que a ação capacita e que o processo é o formador. Nesta perspectiva, promove de maneira complementar atividades didáticas que buscam sensibilizar, informar e qualificar as populações.

Foto: Rio Grande/RS
Acervo CDES

Assistência Técnica

A Assessoria Técnica vem através da abordagem multidisciplinar, jurídico, urbano e social, disponibilizada para as populações vulnerabilizadas, que apoiam a defesa, promoção e efetivação dos seus direitos.

Foto: Acervo CDES

Incidência

A Incidência representa o poder transformador da participação cidadã no cenário democrático. É a capacidade de influenciar decisões e políticas públicas por meio da atuação ativa da sociedade civil. Este processo vai além do simples exercício do voto e se manifesta na capacidade de envolver-se diretamente na formulação, implementação e avaliação de políticas governamentais.

Foto: Acervo CDES

Articulação e Redes

Articulação e Redes são elementos cruciais para o fortalecimento de iniciativas e a promoção de mudanças significativas em diferentes esferas da sociedade. A articulação refere-se à capacidade de conectar atores diversos, sejam organizações, comunidades ou indivíduos, a fim de colaborarem em busca de objetivos comuns. Essa sinergia permite uma abordagem mais abrangente para enfrentar desafios complexos uma vez que reúne diferentes saberes e olhares sobre as questões sociais.

Foto: Acervo CDES