Panorama dos Conflitos Fundiários

O Panorama é uma ação iniciada em 2018 em parceria com o Fórum Nacional de Reforma Urbana e ganhou força em 2020 com a contribuição da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos – ANADE e o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico – IBDU. O Panorama reúne os dados sobre os conflitos fundiários no Brasil a partir da campanha Despejo Zero, das Defensorias Públicas dos Estado e das denúncias que são realizadas pelos movimentos populares que lutam por moradia no Brasil.

Além dos mapeamentos de informações sobre os conflitos possessórios,  o Panorama busca aprofundar os dados e produzir leituras preliminares sobre os cenários dos conflitos nos estados do Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul.  

A partir de 2022 o Panorama dos Conflitos Fundiários no Brasil passará a ser  bianual. Ele compõe uma iniciativa metodológica de monitoramento de direitos humanos a partir do levantamento e sistematização de dados sobre despejos em cidades no Brasil, compreendendo que esse monitoramento é estratégico na luta contra os despejos.

Confira aqui os panoramas de 2022 | 2021 | 2018 .

 

Ficha Técnica:

Projeto: Panorama dos Conflitos Fundiários no Brasil

Eixo: Conflitos Fundiários 

Parceiros: Fórum Nacional de Reforma Urbana, Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, Observatório das Metrópoles